Nas Bancas

Notícias

Comer nhoque no dia 29 traz sorte, segundo tradição italiana

Comer nhoque no dia 29 traz sorte, segundo tradição italiana

Conta a lenda que, para se ter sorte, é preciso comer um prato de nhoque no dia 29 sem esquecer de colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato e mentalizar um pedido especial: "estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso". O mais importante é fazer o pedido enquanto saboreia os sete primeiros nhoques e que o dinheiro fique guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura desejada.

A lenda conta que num certo dia 29 São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava faminto por um vilarejo da Itália. De casa em casa, pedia comida e ninguém o atendia. Apenas uma família, que tinha pouca comida em casa, ajudou o pobre homem. Deram sete massinhas de nhoque para o andarilho e desta forma todos conseguiram se alimentar. São Pantaleão comeu, agradeceu e desejou sorte à família, antes de partir. Quando foram recolher os pratos descobriam que havia moedas embaixo de cada prato.

História ou não, sempre vale a pena dar uma ajudinha pra a sorte, por isso a tradição italiana é tão comum aqui no Brasil. Separamos uma receita tradicional de nhoque e fácil de fazer pra você garantir uma mesa saborosa neste dia 29 e muita fartura no mês seguinte.

 

Nhoque da Sorte

Ingredientes

- 500 gramas de batata cozida

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 ovo

- Meia colher de café de sal


Modo de preparo

Descascar e cozinhar as batatas, de preferência no microondas, pois a água as deixa muito úmidas e o nhoque pode não ter a consistência desejada e ficar duro, já que a massa irá precisar de mais farinha. Para o cozimento, descasque e corte a batata em quatro partes dentro de um saco plástico com furos para o vapor sair, faça furos na batata também, cozinhe de 4 a 5 minutos no microondas se não estiver macia cozinhe por mais tempo. Feito isso, amasse-as ou passe-as em um espremedor.

Para dar o formato, em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa e corte com uma faca ou espátula no tamanho desejado, mais ou menos 2,5 cm. Transfira para uma superfície com bastante farinha, para que não grude um no outro.

Ferva água, acrescente sal e coloque o nhoque para cozinhar. O cozimento é bem rápido, aproximadamente dois minutos ou até as bolinhas subirem.

Acrescente um molho de sua preferência e bom apetite

Ver todas as notícias